terça-feira, 12 de julho de 2016

Como o Forebears descobre quantas pessoas tem o mesmo sobrenome?

Já parou para pensar quantas pessoas possuem o sobrenome igual ao seu? A resposta pode estar mais próxima do que você pensa. O Forebears, que é especializado em fontes genealógicas, oferece esse serviço. Super popular nas redes sociais, a descoberta também é alvo de discussão. Como o site reúne tantas informações sobre tantas pessoas com o sobrenome em comum? Através de pesquisas; confira:

Lançado em 2012, o Forebears possui um amplo banco de dados com informações de sobrenomes ao redor do mundo, que incluem: significado, países onde é mais comum e estimativa de quantas pessoas também o utilizam. A plataforma também traz dados sobre países, mostrando os nomes mais utilizados nessas regiões. Todas essas informações, segundo desenvolvedor, são de bancos de dados públicos.

Qual é a fonte do Forebears?
Segundo os desenvolvedores, o principal objetivo do site é reunir a grande variedade de fontes genealógicas disponíveis online e offline e catalogá-las. A organização torna os dados facilmente acessíveis por pesquisadores e também por usuários comuns, curiosos por saber suas origens.

No site, há ainda uma lista de contribuidores (forebears.io/credits) que tornaram possível a criação da plataforma e uma segunda lista que responde à pergunta mais polêmica: de onde surgiram os dados? 

Sites como Internet Archive, FamilySearch, The National Archives of Ireland, A Vision of Britain, U.S. Board on Geographic Names, Canadian Geographical Names Data Base, Gazetteer of Australia e The New Zealand Gazetteer of Place Names são citados como fontes primárias das pesquisas. Além do uso de APIs e plataformas de terceiros como Bing Maps e Google Maps ajudam a organizar graficamente.

Como usar o Forebears

O sistema de pesquisa de sobrenomes da plataforma (forebears.co.uk/surnames) é simples de usar: basta inserir o sobrenome desejado e clicar no botão de procura para ter acesso a todos os dados

O site exibe primeiro uma lista de nomes relacionados, o que pode ajudar quando não se sabe a grafia exata ou quando a forma de escrever seu sobrenome muda de acordo com o país ou região.

Como funciona a análise?

Entre as informações exibidas estão a estimativa do número de pessoas que compartilham do mesmo sobrenome em todo o mundo. Essa análise é feita através de consulta e cruzamento dos dados públicos. É mostrada ainda a posição em um ranking de popularidade e o significado.

A lista incluí também um mapa que mostra quantas pessoas com o sobrenome moram em cada país e um ranking com as nações onde o termo é mais comum nas certidões de nascimento e onde se originou. O mapa pode ser filtrado por variáveis e baixado como imagem para consulta.

Dados do Brasil
O site tem também uma seção especial por país, que contém informações bastante curiosas. Na página (forebears.co.uk/brazil) é possível encontrar: listas antigas e novas de nascimentos e batismos, casamentos e divórcios, óbitos, nomes citados em matérias de jornais, listas de imigrantes, escravos, da família real, e outros documentos históricos.

Entre os que mais se destacam, estão os sobrenomes mais usados no Brasil atualmente. Um levantamento de 200 sobrenomes no país começa com Silva, liderando o ranking nacional. 
Veja a lista completa em (forebears.co.uk/brazil#surnames).

Árvore Genealógica

O Forebears é um site especializado em genealogia e reúne vários documentos referentes a sobrenomes e históricos familiares. 

O objetivo do site é reunir em um único local todos os documentos possíveis sobre o assunto, disponibilizando informações que antes só eram encontradas offline. Por ser britânico, se concentra mais em informações sobre o Reino Unido, mas possui vários registros públicos de outros países.





Matéria de TechTudo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

É CAMPEÃO! Brasil 3 x 0 Espanha - Melhores Momentos - Copa das Confederações 2013

Brasil 3 x 0 Espanha - Melhores Momentos - Copa das Confederações 2013 Reviva a emocionante vitória do Brasil sobre a Espanha na final da...